Vamos aprender os conceitos teóricos das unhas? Parte I


Olá meninas!
Vamos aprender algo mais sobre as nossas unhas? Hoje decidi partilhar com vocês a matéria dada em Manicure, com o intuito de compreenderem um pouco melhor as nossas unhas na sua parte mais técnica :P^
Vamos a isto?

Comecemos então pela....
Anatomia da unha
Definição: A unha é uma produção epidérmica que se diferencia das outras células da pele a partir do 3º mês de vida embrionária. Situada na parte dorsal da falangeta e apresenta-se sob forma de placa córnea semi-transparente de aspecto homogéneo (brilhante e rosado) cujas células epiteliais em forma de lâminas densas que se encontram sobrepostas e fortemente aderidas umas às outras. A função da unha é de proteger a popa dos dedos, para o manuseamento dos utensílios e para o embelezamento da mão. A unha é constituída também pela matriz onde se elaboram as células que compõe a unha. Esta está situada debaixo da placa ungueal junto à articulação falanginha falangeta. A lâmina ungueal repousa sobre o leito ungueal.


A unha é constituída por:
Raiz: é a base da implantação da unha, a raiz repousa sob a matriz de onde é derivado.
Matriz:  é onde repousa a raiz.
Leito ungeal: é a zona onde se acama a unha.
Lâmina ungeal: é constituída por queratina muito dura, é a parte visível da unha.
Pregas ungeais: situam-se na lateral da unha, são constituídas por uma parte que produz queratina mole.
Cutícula: é uma expansão da camada córnea da epiderme dorsal do dedo, esta envolve a zona mais proximal.
Bordo livre: é a extremidade da unha não aderente ao leito ungueal.


Vascularização da unha:
Depende essencialmente de duas artérias digitais que se ramificam em vários ramos que irrigam a unha, a matriz e as pregas ungueais.


Enervação da unha:
O sistema nervoso ungueal compreende nervos sensitivos.


Composição química da unha:
A evolução celular epitelial da matriz termina na queratinização, chama-se queratinização ao fenómeno de transformação das células da camada basal até ao estado final (córneas) perdem o seu núcleo, degeneram-se atingidos o estado córneo característico.
A unha é constituída por queratina que contém ácidos aminados como a metionina, cistina e a arginina.
A queratina da unha é também composta por sais minerais tais como o sódio, potássio, cálcio, magnésio, silício, ferro, fosforo, água, lípidos e também uma pequena quantidade de arsénio e enxofre sendo este último responsável pela consistência da unha.


Fisiologia e crescimento da unha:
A lâmina ungueal é constituída por células achatadas, sem núcleo e justapostas em camadas sucessivas, esta organização é a queratina que a forma e determina a dureza característica da unha.
A epiderme do leito ungueal adere intimamente à lâmina ungueal e provavelmente desloca-se com ela durante o crescimento e substituição da lâmina ungueal, fornece-lhe suporte, fixação e protecção adequada. O crescimento das unhas é variável conforme a idade, ou seja, se a pessoa é jovem, madura ou idosa e decresce progressivamente com esta. Também varia nos pés em cerca de 8 a 12 meses enquanto nas mãos a sua substituição faz-se em redor de 6 meses. As alterações gerais no organismo modificam o ritmo de crescimento e a estrutura das unhas. As formas, as dimensões e as consistências das unhas variam consideravelmente de individuo para individuo.

Espero que tenham gostado e que eventualmente tenham aprendido mais um pouco sobre as nossas unhas. No próximo post irei falar de alterações que ocorrem nas unhas de maneira a poder ajudar no esclarecimento de algumas dúvidas que possam surgir quando algo de "estranho" acontece com as vossas unhas e vocês não sabem o porquê :)
Beijinhos,
Daniela 

Comentários

  1. Gostei muito Daniela :) já aprendi mais umas coisinhas :p
    Para o próximo post talvez seja mais fácil pores uma ou outra imagem. Fica a dica ^^
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto são apontamentos do curso, nós também não tivemos imagens. Só mesmo a parte teórica, mas para a próxima vou tentar arranjar :) *

      Eliminar
  2. devias ter posto uma foto da unha, porque quem não andar a estudar essa matéria não vai conseguir perceber onde fica cada parte que constitui a unha. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia é obrigar as pessoas a estudarem as próprias mãos para as compreenderem também. Não acho que seja assim difícil :P

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

#Review - Bioderma Sensibio AR BB Cream

SORTEIO DE NATAL - Batom Estée Lauder

Giveaway de Natal: 2 Winners